QUEM SOMOS

"ESCOLA MARIA BENTA,MUITO MAIS EDUCAÇÃO".


Identificação:

A Escola Estadual de Ensino Médio Maria Benta Oliveira de Sousa reger-se-á técnica e administrativamente pela Secretaria Executiva de Educação, CNPJ nº 05.054.937/0001-63, sua entidade gerenciadora, tendo o Governo do Estado do Pará como mantenedor, em atendimento à legislação vigente.

Direção:

Diretor: Gláucio Martins Ribeiro

Vice-diretora: Maria Josilene Fontinele Rocha

Vice-diretor: Renildo de Sena Pinto

Coordenação Pedagógica:

Ada Carneiro da Silva

Lucelina de Andrade Santiago

Marcelo Flávio da Paz Rodrigues

Secretário Geral:

Bruno Rodrigues de Barros


Clientela

A clientela da escola Maria Benta é composta principalmente de jovens na faixa etária de 12 a 20 anos, mas apresenta também uma grande quantidade de pessoas na faixa etária de 21 a 60 anos de idade.

O turno matutino é composto principalmente de alunos, dedicados exclusivamente aos estudos, com raros casos de alunos que trabalham no contra turno das aulas.

No turno vespertino já se apresenta um grande número de alunos que trabalham em outro turno e estudam durante a tarde.

Já o turno noturno é composto quase que 100% de pessoas que trabalham durante todo o dia e estudam a noite, o que faz desse turno, um desafio para a escola, haja vista que é necessário sempre estar trabalhando a motivação, o despertar para que estes alunos não desistam dos estudos e aumente o índice de evasão da escola.

Comunidade

A comunidade apresenta características inerentes às classes C e D, sofre com problemas de infra-estrutura, não possui rede de esgoto, nem água tratada, fato comum não apenas nesta comunidade, mas praticamente em toda a cidade.

Localização

Rua Sérgio Ferreira de Souza, S/N – Setor – Santos Dumont – Redenção – PA.

Objetivos e princípios da Escola Maria Benta

A educação da escola é inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana e tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho numa co-participação de responsabilidade entre o Estado e a família.

A proposta é uma Escola de qualidade, democrática, participativa e comunitária, como espaço cultural de socialização e desenvolvimento do educando visando também prepará-lo a para o exercício da cidadania através da prática e cumprimento de direitos e deveres.

Finalidades:

A escola tem por finalidade: atender o disposto nas Constituições Federal e Estadual, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e no Estatuto da Criança e do Adolescente e ministrar o Ensino Médio, de acordo com as normas especificamente aplicáveis.

Legalidade da Escola:

A escola está autorizada através do ato nº 396/07 do C.E.E. - PA

Níveis e modalidade de Ensino:

A escola funciona com o nível médio na modalidade regular, ofertando no ano de 2011 de 1ª a 3ª série, nos turnos; matutino, vespertino e noturno.E conta ainda com um anexo na Escola Eva Tomé de Souza.



                                                HISTÓRICO DA ESCOLA


Escola Estadual de Ensino Médio Maria Benta Oliveira de Sousa: 2006 - 2011.

A Escola Maria Benta surgiu da necessidade da expansão de vagas no Ensino Médio, quando apenas duas escolas absorviam o fluxo de alunos oriundos do Ensino Fundamental, tendo como consequência salas lotadas, além de um grande número de alunos fora da sala de aula.

Em principio no ano de 2001 a escola funcionou como anexo da Escola Estadual palma Muniz, nas dependências da Escola Municipal Eva Tomé de Souza, no turno noturno sob a coordenação do grupo de professores que atuavam no anexo.

A partir do ano de 2003 o anexo passou a funcionar na escola Estadual Tarley Andrade, sob a vice-direção da professora Cinara de Oliveira Feitosa.

A expansão da escola tornou-se inevitável, e no ano de 2006 foi inaugurada a Escola como é hoje a partir de um projeto do governo do Estado denominado Alvorada, que previa a expansão de escolas no Estado do Pará.
A Escola iniciou suas atividades agora emancipada sob a direção da professora Mari Prestes que permaneceu na direção até o final do primeiro semestre do ano de 2007.
A partir do segundo semestre de 2007 a escola passou a ser dirigida pelo professor Gláucio Martins, que continua até hoje à frente na direção.
A Escola recebeu o nome de Maria Benta Oliveira de Sousa, em homenagem a uma moradora ilustre do setor onde a escola passou a funcionar e hoje é imprescindível para o desenvolvimento da comunidade.
Agora em 2011 as salas de aula da escola foram reformadas e receberam climatização, proporcionando assim um melhor aprendizado.

4 comentários: