segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Organização e Ativação da Biblioteca da Escola Maria Benta

A Biblioteca da Escola Maria Benta recebeu diversos livros novos e conta com um excelente acervo. Está agora sob a coordenação da Professora de Língua Portuguesa: Rosimeire Barbosa.

A Biblioteca está a disposição de todos que queiram realizar pesquisas e complementar suas leituras.

"A leitura é muito mais do que uma simples relação dos olhos com os livros...

O acesso ao conhecimento e a formação de indivíduos críticos, comprometidos consigo mesmos e com a sociedade, capazes de intervir modificando a realidade, aptos a buscar o aprendizado e o aperfeiçoamento contínuos, acontece através da leitura.

É fato sabido que várias gerações têm demonstrado não apenas o desinteresse pela leitura, mas também a incapacidade de fazê-la coerentemente, compreendendo um texto em profundidade, o que inegavelmente limita o indivíduo em suas possibilidades de acesso ao conhecimento culturalmente construído.

Portanto, é tarefa urgente dos pais e da escola, em todos os níveis, buscar maneiras de estimular, mais do que a capacidade de ler, o prazer pela leitura. Apenas propiciando aos sujeitos leitores o prazer da leitura poderemos construir as competências necessárias para sua apreensão e produção.

Pensadores como Paulo Freire apontam para o reconhecimento de que a leitura do mundo precede sempre a leitura da palavra e a leitura da palavra escrita implica na ampliação da possibilidade de leitura do mundo.

Assim, concluímos que o não desenvolvimento de bons leitores limita as possibilidades de leitura do mundo, da compreensão da realidade social e da intervenção do sujeito buscando a transformação da sociedade.

Confiram aqui algumas fotos da organização da biblioteca da nossa escola. Valeu galera! Toda a comunidade escolar agradece.




5 comentários:

  1. E isso ai...
    Leitura também é arte.

    Grazielli
    e
    Allinne
    2º A

    ResponderExcluir
  2. meu comentário jessica disse... e isso leitura também È arte. jessica e janiele

    ResponderExcluir
  3. Parabens para a escola Maria benta pelo projeto de leitura

    ELI e aline

    ResponderExcluir
  4. isso e muito bom para os alunos que leitura é muito mais do que uma simples relação dos olhos com os livros.isso e bom que fato sabido que várias gerações têm demonstrado não apenas o desinteresse pela leitura, mas também a incapacidade de fazê-la coerentemente, compreendendo um texto em profundidade, o que inegavelmente limita o indivíduo em suas possibilidades de acesso ao conhecimento culturalmente construído.

    ResponderExcluir
  5. estou muito alegre de ver o maria benta compartilhando estes recursos porque a biblioteca e muito bom para os alunos que alem de melhora a leitura aprende a ler mais livros e ter vontade de ler e tanbem aprende se interesa por livros estao de parabens

    ResponderExcluir