sexta-feira, 25 de março de 2011

LITERATURA EM AÇÃO NA ESCOLA MARIA BENTA

Foi desenvolvida uma  atividade de Literatura dia 15/03/2011 (terça-feira)  pela professora de Língua Portuguesa Elisângela Teixeira na turma do terceiro ano  do turno vespertino

Os discentes foram orientados a ler o livro: Triste Fim de Policarpo Quaresma do escritor Pré Modernista Lima Barreto e  criar uma peça teatral, encenar para turma e expor a biografia do autor. 

O trabalho foi muito bem apresentado e surtiu o efeito desejado.“__Era melhor que ele morresse como um qualquer, mas que não perdesse o orgulho nem a dignidade.”Essas foram as últimas palavras pronunciadas por Soraia dos Santos Valadares, aluna do 3º ano vespertino, que representou a afilhada de Quaresma, na dramatização da obra:

Segundo nos relata a história, Policarpo Quaresma era um brasileiro que gostava profundamente das coisas de nosso país. Estudava a geografia de nossos rios, a história, a língua de nossos índios. Sugeriu a substituição do português, como língua oficial, pelo Tupi. Amava a cultura popular e chegou a aprender a tocar violão, só para melhor conhecer nossa música.Mudou-se para o interior, para trabalhar na agricultura, pensando em ajudar o Brasil a se desenvolver. Envolveu-se num conflito para ajudar o presidente. Mas no fim foi preso e condenado ao fuzilamento por ordem do próprio Floriano, seu ídolo. Assim perdeu as ilusões e teve seu Triste fim...

 O grande escritor Lima Barreto inventou essa triste história com a esperança num futuro melhor e amor pelas coisas do povo. Com isso, deixou para nós um grande romance sobre o que o povo pode fazer para construir o país.

Os discentes que atuaram na peça foram:Aline Ramos Barbosa, Allef Cruz Cardoso, Allinne Oliveira da Silva, Andreza Riva, Antonio da Conceição Souza, Bruno dos Santos Valadares, Graziele da Silva Neves, Ivia Gabriela Santos de Oliveira, Ivonete Ribeiro Pinheiro, Jailson Borges dos Santos, Jaqueline Soares de Sousa, Jhessica Tainara Lopes da Silva, Kamila Rodriguês Lacerda, Kassiane dos Santos da Silva, Ludimila Sirqueira Cavalcante, Mauri de Brito Araujo,Raymara da Paixão Ribeiro,Verita Fernanda Brito Amorim de Souza, Vinicius dos Santos Monteiro. 


Um comentário:

  1. A obra de Lima Barreto é ótima,e realmente a apresentação surtiu o efeito desejado,tudo isso é claro pela responsabilidade e dedicação dos "atores".Não podemos nos esquecer da excelênte tramatização do seu Antônio e da exposição de slides desenvolvida por Ivia Gabriela.Só temos a agradecer todos nossos colegas pela união ao fazer a peça!

    ResponderExcluir