segunda-feira, 1 de agosto de 2011

REFORÇO PARA O ENEM - CONFIRA AS NOVIDADES

PROENEM – Programa de Fortalecimento do Ensino Médio.

Em virtude da nova avaliação do IDEB do Estado do Pará que ocorrerá este ano,no qual pretendemos manter em alta, o ultimo nível obtido na avaliação do referido processo, estamos propondo o PROENEM - Programa de Fortalecimento do Ensino Médio, por meio da Coordenação do Ensino Médio da SEDUC-PA, cujo objetivo principal é propiciar ao aluno da 3ª Série da rede estadual de ensino público a complementação ao que é trabalhado na escola acerca dos saberes exigidos pelos programas de acesso ao Ensino Superior das universidades paraenses, sobretudo, das que também irão adotar o Exame Nacional de Ensino Médio – ENEM como critério de seleção, consiste em uma ação da SEDUC que se caracterizará pela preocupação em integrar os saberes inerentes às diferentes áreas de conhecimento de forma crítica, para além da mera transmissão e reprodução mecanizada e massificadora de conteúdos.

OBJETIVOS

• Possibilitar o aprendizado com qualidade e de forma integrada dos conteúdos curriculares que permitam ao educando o acesso às IES, por meio dos Processos Seletivos tradicionais e do ENEM, reforçando a democratização do acesso à cultura e à educação superior;

· Promover aulas complementares para realização das avaliações do ENEM, dos Processos Seletivos, voltadas à melhoria do desempenho dos estudantes, considerando os índices previstos para o IDEB 2011 do Ensino Médio no Estado do Pará.

· Realizar Simulado On Line voltado para auto-avaliação dos estudantes em relação às matrizes de referência das áreas de conhecimento previstos na Estrutura Curricular do Ensino Médio( Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática, Linguagens,Códigos e suas Tecnologias e Redação).

• Desenvolver módulos didáticos nas áreas de conhecimento da estrutura curricular do Ensino Médio, a conscientização do educando como sujeito de direito ao acesso e a permanência na universidade pública.
 
METODOLOGIA

O “PROENEM” tem como centro de sua proposta pedagógica, a organização de aulas complementares, a elaboração de módulos didáticos e realização de simulados on line, nas quais os estudantes terão acesso a questões temáticas sobre atualidades e temas transversais que transitam por vários conteúdos e áreas do conhecimento de forma transdisciplinar contemplando prioritariamente o ENEM e os programas dos processos seletivos de IES, problematizando os conteúdos e afirmando a condição do estudante enquanto sujeito histórico com identidade própria e possuidor de direitos humanos, políticos e sociais. As aulas complementares serão ministradas por professores de Ensino Médio da rede estadual de ensino com experiência na preparação de estudantes para processos seletivos de IES paraenses.

O programa concentrar-se-á na preparação dos estudantes da rede pública de ensino para o ENEM e para os Processos Seletivos, com a seguinte metodologia:
 
I – Blocos de Aulas Complementares – a ser realizado pelos docentes da rede pública
que atuam no ensino médio.
II – Elaboração de módulos didáticos – produção de material didático ( impresso e/ou digital) nas áreas de conhecimento da estrutura curricular do ensino médio.
III – Simulado On Line - prova eletrônica destinada à autoavaliação dos estudantes em relação aos conteúdos desenvolvidos em sala de aula, nas aulas complementares e nos módulos didáticos.
I – Blocos de Aulas Complementares.
As aulas complementares serão desenvolvidas nas seguintes condições:
Região Metropolitana de Belém.
a) Estudantes da 3ª Série - Turnos da Manhã e/ou Tarde
Realização de aulas complementares de segunda às sextas-feiras no horário noturno
b) Estudantes da 3ª Série - Turno da Noite
Realização de aulas complementares aos sábados ( manhã e tarde) e aos domingos( manhã e tarde).
 
Interior do Estado do Pará

a) Estudantes da 3ª Série - Turnos da Manhã, Tarde e/ou Noite.
Realização das aulas complementares aos sábados( manhã e tarde) e aos domingos ( manhã e tarde)
As aulas complementares serão realizadas com duração de 45 minutos.
A abrangência do PROENEM envolverá as escolas de ensino médio da rede estadual de ensino, a partir da adesão dos estudantes inscritos no ENEM, das escolas e dos docentes interessados em participarem do Programa de Fortalecimento do Ensino Médio.

                                
Procure a coordenação da escola para fazer sua inscrição, leve seus documentos pessoais e o comprovante de inscrição do ENEM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário