quarta-feira, 3 de agosto de 2011

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO TEM NOVO DIRIGENTE

A Secretaria de Estado de Educação tem novo dirigente. Trata-se de Claudio Cavalcanti Ribeiro, que tomou posse ontem (2) durante cerimônia ocorrida no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. Ele já era secretário-adjunto de ensino da Seduc e passa a ocupar o lugar deixado por Nilson Pinto, agora respondendo pela Secretaria Especial de Promoção Social.

Paulista com 56 anos, mas radicado em Belém há anos, Claudio Cavalcanti Ribeiro formou-se em engenheiro químico pela Universidade Federal do Pará – UFPA, em 1978. É especialista em Tecnologia de Alimentos pela UFPA, mestre em Engenharia de Alimentos pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – USP desde 1990.

Perguntado sobre o trabalho e as metas a serem desenvolvidas sob sua administração, o novo secretário disse “vamos dar sequência a todo esse trabalho que está sendo desenvolvido na Seduc. A Secretaria está no rumo certo”. “Estamos nos estruturando para os próximos anos, isso quer dizer, estamos preparando uma série de projetos, a exemplo do PAR, o nosso PPA e um, inclusive que o governador fez alusão, que é com o Banco Interamericano de Desenvolvimento”. Com os três, o secretário afirma que a Seduc cria o eixo fundamental para sair do patamar atual e chegar num outro durante o governo vigente. “Vamos trabalhar em cima de um diagnóstico, que acho que foi o principal trabalho feito durante o primeiro semestre”, concluiu o secretário.

Experiência - É professor adjunto IV da Universidade Federal do Pará, lotado na Faculdade de Engenharia de Alimentos do Instituto de Tecnologia. Na UFPA, foi orientador acadêmico do curso de Engenharia Química, vice-coordenador dos cursos de Engenharia Química e Química Industrial, coordenador do Curso de especialização em Tecnologia de Alimentos, Chefe do Departamento de Engenharia Química e assessor da vice-reitoria.

No âmbito de pesquisa e pós-graduação, foi orientador de Bolsas de Iniciação Científica, Trabalhos de Conclusão de Curso na graduação e na pós-graduação (especialização), Estágios Supervisionados, co-orientador de mestrados e coordenador de projetos de pesquisas financiados por agências nacionais e internacionais. Produziu mais de 100 trabalhos acadêmicos. Foi revisor técnico-científico do Comitê de Publicações do Centro de Pesquisa Agroflorestal da Amazônia Oriental (CPATU-EMBRAPA), membro da Comissão Julgadora do Prêmio FINEP de Inovação Tecnológica Região Norte e do Prêmio FINEP de Inovação Tecnológica Nacional.

No âmbito da Administração Estadual, na Secretaria Executiva de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente – SECTAM foi coordenador de Apoio e Fomento aos Setores Produtivos da DCT de março de 1995 a julho de 2007, diretor de Ciência e Tecnologia, e exerceu o cargo de secretário- adjunto de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de maio de 1999 até abril de 2005.

De 2002 a 2005 foi coordenador do Fórum de Secretários para Assuntos de Ciência e Tecnologia da Região Norte. De 2004 a março de 2005 foi diretor do Fórum Nacional de Secretários para Assuntos de Ciência e Tecnologia.

Em 2005 mesmo foi eleito vice-presidente do Conselho Nacional dos Secretários para Assuntos de Ciência e Tecnologia, cargo que deixou devido a sua saída da SECTAM. Naquele ano ainda, assumiu o cargo de diretor superintendente da Organização Social Escola de Trabalho e Produção do Pará (ETPPs), responsável pela gestão da educação profissional no Estado. Lá permaneceu até dezembro de 2006.

Em janeiro de 2007 assumiu a Diretoria de Operações I do SEBRAE/PA, alterada em 2 de julho do mesmo ano, para Diretoria Técnica, com mandato até janeiro de 2009. Em março do mesmo ano, se tornou assessor e Secretário de Governo da Prefeitura Municipal de Ananindeua, cargos que exerceu até dezembro de 2010.

Texto: Sérgio Chêne
Fotos: Advaldo Nobre
Ascom/Seduc

Nenhum comentário:

Postar um comentário