terça-feira, 4 de outubro de 2011

CONHEÇA OS 10 ERROS MAIS COMETIDOS EM REDAÇÃO

Muitos estudantes ficam preocupados com o possível tema escolhido para a redação e deixam o nervosismo se sobressair e prejudicar muito o desempenho na prova. Como não é possível saber antes do dia da prova qual será o assunto abordado na redação, é preciso estar bem preparado para redigir sobre qualquer tópico. Conheça a seguir os 10 erros mais cometidos em redação. Preste muito atenção para não cometê-los e boa prova:

1) Gênero do texto
Tenha atenção no que a prova está pedindo. Escrever uma dissertação no lugar da narração que foi pedida pode resultar em um zero na prova. Isso faz com que muitos candidatos nem tenham suas provas corrigidas.
 
2) Fuga do tema
Para não fugir do tema pedido leia com atenção os textos disponibilizados na coletânea, além do enunciado. Escrever um excelente texto sobre um assunto que não foi pedido também faz com que sua prova seja anulada.
 
3) Linguagem
Use sempre a linguagem culta no momento de escrever seu texto. Evite o uso de expressões orais como "né" e "ok". Elas deixam sua redação informal demais. Os corretores também não aceitam o uso de gírias nos textos.
 
4) Linguagem rebuscada
Usar palavras rebuscadas também não ajuda a aumentar a nota, pelo contrário. A linguagem formal não deve ser complicada e usar palavras que você não conhece bem o significado pode deixar seu texto sem fluência.
 
5) Erros gramaticais
Erros básicos não passam pelo crivo dos corretores. Portanto, se você estiver em dúvida sobre a grafia de alguma palavra ou regra gramatical substitua por outra ou organize a frase novamente.
 
6) Clichês e provérbios
Tanto os clichês quanto os provérbios, além de outras frases feitas, mostram aos professores que o estudante não tem originalidade para escrever e expor suas opiniões.
 
7) Radicalizar
Evite escrever em gêneros dissertativos frases como "Devemos nos unir" ou "Vamos reciclar o planeta" porque são ideias frágeis. Elas costumam ser usadas quando o estudante não tem argumentos suficientes para induzir o leitor a chegar à conclusão desejada.
 
8) Citações
Esse recurso pode enriquecer muito o texto, mas deve ser usado com cuidado. Evite expressões muito comuns e não as use também se elas não fizerem parte do contexto apresentado.
 
9) Muitas informações
É importantíssimo que você tenha bastante conhecimento para escrever bem sobre tudo, mas não despeje tudo que você sabe sobre um tema no texto. Muita informação atrapalha a coesão e pode confundir muito mais do que ilustrar seu ponto de vista. Escolha os dados com atenção e use os argumentos corretos.
 
10) Redundância
Textos grandes repletos de palavras repetidas e ideias que não saem do lugar costumam ter notas baixíssimas. Quanto mais redundante for o texto mais fica provado que o candidato não tem repertório suficiente para escrever uma boa redação.

Fonte: Universia Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário